quarta-feira, março 29, 2006

Direita em apuros: França e Israel

Decorreram hoje em França as maiores manifestações dos últimos 30 anos. Cresce contestação à proposta de Contrato de Primeiro Emprego, que não é mais do que uma tentativa do governo de direita de precarizar completamente o trabalho jovem para mais tarde atacar os restantes direitos laborais franceses.


Perto de 3 milhões saíram à rua, segundo os sindicatos e até o governo foi forçado a admitir que o número de manifestantes ultrapassou um milhão.


Atacado à Esquerda por estudantes, sindicatos e oposição que defendem os seus direitos e à direita por Sarkozy, provavel rival na sua àrea política nas próximas eleições, Villepin vê o seu futuro político comprometido. Ao ceder perderá definitivamente a hipotese de disputar a corrida presendicial para Sarkozy, que será o representante da direita e mesmo de alguma extrema direita, agradada pelas suas declarações racistas e xenófobas. Ao recusar-se a deixar cair a proposta do CPE, Villepin arrisca a que sindicatos+estudantes+oposição paralizem o país e obriguem Chirac a demitir o governo. Resumindo, Villepin está neste momento entre a espada e a parede.

Por sua vez, em Israel, as primeiras projecções de resultados das legislativas mostram um resultado inesperado: o Kadima, partido centrista criado por Ariel Sharon vence as eleições, mas por uma pequena margem, logo seguido pelos Trabalhistas. Outra surpresa é o humilhante resultado do direitista Likud, chefiado por Netanyahu que foi relegado para o 4º lugar, ultrapassado por um partido russófono ortodoxo também de direita. Com este resultado espera-se que o Kadima governe em coligação com a esquerda Trabalhista e prossiga com a desocupação dos colonatos israelitas em territórios palestinianos e assim avance com o tão desejado processo de paz. Agora, sem a ameaça dos ortodoxos do Likud, um acordo de paz tem uma real possibilidade de vir a ser alcançado.

segunda-feira, março 27, 2006

Retrocesso

É a palavra que mais se adequa à situação vivida no Canadá actualmente. Depois de anos de governo liberal que colocou o país no topo dos rankings de desenvolvimento, os canadianos resolveram entregar a governação aos conservadores.
As consequências são obvias e não tardaram: desde o incentivo à caça de focas bebés à expulsão de imigrantes, entre os quais milhares de Portugueses, passando pelo estreitamento de relações com a administração Bush. Não sei se é devido às afinidades ideológicas com esta, que surge na imprensa portuguesa de hoje este aviso oficial. Não sei que situação de emergência os conservadores Candianos esperam que aconteça aos seus compatriotas em Portugal. Talvez um ataque bárbaro revanchista aos cidadãos e interesses do grande Império Norte Americano Unido? Ao que parece, a ignorância e a falta de noção do ridiculo, são de facto inerentes à ideologia neoconservadora.

quarta-feira, março 22, 2006

Pérolas da Política Portuguesa

Pires de Lima diz que quer um CDS mais sedutor e sexy !! Se tivermos em conta os resultados do partido nas ultimas sondagens, esperemos para bem do dito que o tamanho realmente não interesse.

Com o Sr. Silva na presidência, o cavernícola Madeirense prepara-se para cancelar a sessão comemorativa do 25 de Abril no arquipélago. Até quando irão os responsáveis do País tolerar as acções deste asqueroso ser?

sábado, março 18, 2006

Primeiro Post

A Vila. Quase cidade ou apenas uma grande aldeia?