terça-feira, setembro 18, 2007

Polónia aperta o cerco ao "Espírito Europeu"


Mais uma vez, os alucinados gémeos polacos, em vésperas de eleições internas, boicotam uma iniciativa da União Europeia. Desta vez, tratava-se de uma proposta simbólica da Presidência Portuguesa da União para a criação de um Dia Europeu contra a Pena de Morte. Iniciativa louvável, perfeitamente enquadrada no espírito europeu. É em questões como esta da abolição total da pena de morte que a Europa deve marcar a diferença a nível internacional, diria mesmo, mostrar ao mundo o seu pioneirismo e intransigência numa questão há muito consensual entre os países europeus. Ou que pelo menos era.

Desde o penúltimo alargamento, com a adesão das ex-repúblicas soviéticas, que o espírito de progresso europeu se encontra seriamente ameaçado. Este foi apenas mais um dos golpes que a "nova Europa", nas palavras do amigo George W. Bush, desferiu no projecto alternativo que a Europa representava. A criação de um bible belt europeu, semelhante ao americano, está em curso enquanto os países da Europa Ocidental assistem impotentes ao monstro que eles próprios criaram.

Em 2000, quando o neo-nazi FPÖ de Jörg Haider ascendeu ao governo Austríaco ficou bem patente a dificuldade que as democracias europeias têm em enfrentar novas ameaças totalitárias. No entanto ouve uma reacção que acabou por ter resultados e o FPÖ foi esmagado nas urnas nos anos seguintes. Face às investidas Polacas, temos o vazio.

E o mais grave vai verificar-se quando for apresentada a proposta do novo Tratado Europeu. Um Tratado à medida das exigências do Leste, com a Polónia à cabeça (pois não é previsível uma mudança política interna nas eleições polacas de Outubro). Se ainda há alguma réstia de Socialismo em Sócrates, que sirva para que ele nos dê a oportunidade de votar e rejeitar um Tratado assim.

Qualquer dia vamo-nos deparar com a exigência polaca de um comissário Europeu nomeado pelo Vaticano responsável pela aplicação da moral e bons costumes católicos no espaço Europeu.

Etiquetas: , , ,