terça-feira, novembro 21, 2006

Génio da Semana

Apesar da falta de tempo para actualizar este blog parecer estar a tornar-se crónica, a esta não resisto:


O habitualmente genial cronista da Visão, Pedro Norton de Matos, desta vez excedeu-se, num rasgo de genialidade que deixa qualquer leitor abismado! E não, desta vez, o Sr Norton até nem veio elucidar-nos dos vários motivos porque o PCP e a Intersindical são responsáveis por todos os males do mundo. Faz antes a análise dos motivos que levaram à derrota de Bush e do Partido Republicano nas legislativas americanas. E a conclusão é deveras supreendente. Com a derrota de um ideal que até à data das legislativas defendia com unhas e dentes, Norton, faz-nos então a revelação:

Bush foi derrotado porque é MARXISTA!

Ora toma. Maldito comunista. Foste derrotado e o grande vencedor é, afinal o ideário que Norton de Matos defende!

Palavras para quê? É um comentador neoliberal português! E todos sabemos que eles ganham sempre!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro AC,
Tenho todo o gosto em responder à sua crítica:
- far-me-á a justiça de encontrar um artigo onde eu tenha defendido os neo-cons ou tão simplesmente a invasão do Iraque «com unhas e dentes»
- Nunca disse que Bush era Marxista. Apenas disse - e repito - que o ideário neo-conservador, na sua visão utópica e construtivista da nova sociedade iraquiana, se aproximava mais do ideal marxista do que das ideias liberais.
- Mais disse - e repito - que «os extremos se tocam».
- quanto à genialidade ou à falta dela compreenderá que lhe cabe de facto mais a si do que a mim avaliá-la.
Um abraço e obrigado,
PN
PS: tenho todo o gosto em continuar o debate mas preferia não fazê-lo com um «anónimo»

22/11/06 08:07  
Blogger Sujeito Oculto said...

Você deve conhecer um idiota que escreve para a revista Veja, no Brasil, chamado Diogo Mainardi. É um neoliberal ultrapassado, alguém que se perdeu na década de 90 e não entende a prosperidade dos governos de esquerda na América Latina. Faz análises descabidas e já se pronunciou a favor de um golpe de estado contra o presidente Lula. O jornalismo brasileiro vai de mal a pior.

22/11/06 12:50  
Blogger a formiga said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

23/11/06 00:08  
Blogger a formiga said...

Pois é, voltamos à mesma retórica de sempre, mas é a sociedade que temos... e que se calhar merecemos...
Sr. Pedro, não ofenda a inteligência das pessoas, sabe que ainda existem "pessoas" que sabem ler nas entrelinhas, não vale a pena ir para questões filosóficas.
Já agora acredita mesmo no que diz, ou é uma forma de se perdoar a si mesmo ?

23/11/06 00:19  
Blogger AC said...

Caro PN,

O que me surpreende é que o PN pareça incapaz de explicar o insucesso de políticas de uma direita de inspiração neoliberal, sem cair na acusação fácil de estas se assemelharem a políticas Marxistas. Aquando da realização da Cimeira das Lajes, não me recordo de ter lido nenhuma crítica deste tipo a Bush, Aznar, Blair ou Barroso. Ou o PN é daqueles que acreditaram que a democracia iria florescer subitamente com o derrube do ditador? Já nessa altura, parecia-me obvio que os planos da administração americana passavam por algum tipo de engenharia social de improvável concretização. Convenientemente, o vislumbre do Marxismo na estratégia de Bush para o Iraque só surge aos olhos de PN depois do desastre eleitoral nas legislativas do início do mês.
Quanto ao anonimato, se reparar, em todos os meus posts me identifico com as iniciais AC (de Afonso Costa). Mas de qualquer forma, não passo de um anónimo que escreve para ser lido por 10 ou 20 pessoas. Jamais poderia pretender ser reconhecido por alguém como o Pedro, cuja escrita tem honras de audiência nacional.
Cumprimentos,

27/11/06 02:15  

Enviar um comentário

<< Home