quarta-feira, setembro 27, 2006

Ainda a competitividade

Analisemos então os motivos que levam a economia da Suécia a superar os EUA em competitividade. Que vantagens tem o modelo Sueco em relação ao modelo neoliberal americano?

Como podemos ver no quadro acima, a solução para uma economia de sucesso não passa pela redução de impostos nem tão pouco pela flexibilização das leis laborais. Pois apesar de nesta matéria a Suécia ser bastante restritiva (segundo os neoliberais, eu diria antes que é um modelo que assegura, de facto, os direitos dos cidadãos), isso não impede que ao mesmo tempo seja um dos destinos mais apetecíveis para as grandes multinacionais. Como o gráfico demonstra, a solução reside num combate efectivo à corrupção (que na Suécia, ao contrário do que acontece em Portugal ou nos EUA, atinge apenas valores residuais) e na estabilidade governativa (em grande parte conseguida graças à governação pela esquerda social-democrata em 65 dos últimos 74 anos).
É em estudos como este que a esquerda moderna do sr. primeiro-ministro devia apoiar-se para conseguir conduzir o país a um caminho de prosperidade económica. Mas o que se constata é precisamente o inverso. O pensamento único que domina hoje a opinião publicada neste país não parece sofrer grande abalo, mesmo quando os factos evidenciam a falência do modelo económico e social que pretendem que seja seguido por Portugal.